A Sustentabilidade em Clínicas Médicas  

Quando se fala em sustentabilidade, o que vem à sua cabeça? Ser uma clínica médica sustentável significa: conservar, cuidar, defender e sustentar. A vista disso, ser sustentável é uma atitude lucrável, responsável e justa para nós, seres humanos e para o planeta.

Nesse texto, vamos falar sobre a importância da sustentabilidade em clínicas médicas

Sustentabilidade em clínicas e consultórios:  

Existem inúmeras ações que o seu estabelecimento pode fazer para colaborar com o meio ambiente e por consequência economizar e otimizar. A seguir, falaremos sobre o descarte consciente e obrigatório de resíduos, o uso de ferramentas digitais para substituir o consumo de papéis e o remanejamento do seu espaço para ser eco-friendly.  

Como descartar os resíduos e materiais clínicos?   

Para descartar os resíduos de clínicas e consultórios existe um plano de gerenciamento específico. Esse plano é um conjunto de procedimentos que tem por objetivo coletar e dar o direcionamento correto de resíduos químicos, hospitalares e contaminados. Segundo a ANVIDS RDC nº 306, toda clínica que gera resíduos precisa adotar o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) obrigatoriamente.  

O vídeo abaixo, do Canal Ambiental, explica o passo a passo para efetuar o documento PGRSS.    

Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) | Passo a passo para elaboração

  

Como Substituir os papéis com ferramentas digitais?  

O uso de ferramentas digitais é um ótimo caminho para solucionar a diminuição do consumo de papéis.  Em clínicas médicas e consultórios, em geral, é necessário a impressão de prontuários e exames, mas, atualmente, existem diversas ferramentas que digitalizam esses documentos.  

Uma das soluções da Secretária Virtual é administrar as agendas dos profissionais da saúde digitalmente, se responsabilizando pela gestão dos horários e outros afazeres.    

Além de contribuir com o meio ambiente, com a digitalização de clínicas, o profissional da saúde ganha diversas vantagens, veja abaixo:  

  • Organização de documentos importantes;  
  • Armazenamento de prontuários, exames e outros documentos em apenas um lugar;  
  • Modernização de processos;  
  • Agilidade e praticidade no atendimento;  
  • Economia.  

Como tornar a sua clínica médica em  eco-friendly? 

Ter um espaço eco-friendlyisto é, um espaço comprometido com o meio ambiente, é mais do que apoiar a sustentabilidade, é se comprometer com práticas no dia a dia verdadeiramente sustentáveis. Veja a seguir o que você pode fazer.  

Economia de energia em clínicas e consultórios:  

Para poupar a energia em estabelecimento, você pode fazer a implementação de ações de incentivos.  Algumas práticas que podem ser adotadas são: 

  • Em banheiros: coloque sensor de movimentos para acender e apagar as luzes automaticamente;  
  • Substitua as luzes por lâmpadas de led;   
  • Faça manutenção de equipamentos – o bom funcionamento ajuda a economizar energia; 
  • Aproveite a luz e aquecimento solar.  

Economia de papéis e plásticos:  

Se economizar papel e plástico em sua clínica parece complexo, existem práticas simples que podem ser adotadas de imediato. Algumas dessas práticas são:  

  •  Se for necessário o uso de papel, prefira os recicláveis; 
  • Diminuir o consumo de descartáveis: em vez de deixar copos de plásticos, disponibilizar canecas, xícaras e copos de vidro. Atualmente, por conta da pandemia, é melhor que essa ação seja apenas para a equipe;  
  • Sugestão da Secretária Virtual para a pandemia: marcação dos nomes nos utensílios de cozinha e uso individual de bucha para lavagem. 

O Descarte de lixo consciente:  

  • Prefira as lixeiras de coletas seletivas, elas ajudam na separação de lixos orgânicos e recicláveis;  
  • Não deixe de seguir o plano de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde;  
  • Não use mais instrumentos e produtos que usam mercúrio, o líquido é tóxico para os humanos a para o meio ambiente;  

Ações de incentivos:  

  • Espalhe pela clínica simpáticos lembretes para apagar as luzes antes de sair do espaço e a retirada de equipamentos da tomada, que não estão sendo usados no momento.;  
  • Informe, conscientize e treine sua equipe!  

Essas são as diversas ações sustentáveis que você pode colocar em prática em sua clínica médica. Se você gostou do conteúdo, compartilhe-o com seus colegas da área.  

Conte com a Secretária Virtual para melhorar e profissionalizar o atendimento em sua clínica, além de digitalizar sua agenda!   

Precisa de ajuda?